Novos anúncios online menos intrusivos são percebidos de forma mais positiva pelos consumidores

tradução livre de Atila Velo
Este caso de Além dos Cliques compartilha descobertas da pesquisa Dynamic Logic’s AdReaction 5 – um estudo que coleta opiniões dos consumidores sobre anúncios. Nós destacamos as descobertas-chave em três partes – esta é a número 2.

Anúncios online geralmente são percebidos como “banners” ou “pop-ups”; entretanto, existem muitos formatos diferentes de anúncios para web. A pesquisa demonstrou que os consumidores entendem que existem diferenças nos formatos de publicidade vistos online e que eles reagem de forma diferente com cada um deles.

Perguntou-se aos consumidores quais reações eles teriam com tipos mais comuns de anúncios online. Deu-se uma descrição de cada formato, então os consumidores tiveram que ordenar cada um usando uma escala de cinco estágios variando de muito negativo a muito positivo. Os cinco tipos mais populares (ou menos repudiados) de anúncios para web são:

1. Banners
2. Skyscrapers
3. Advergames (anúncios dentro de jogos ou jogos que incorporam anúncios)
4. “Ghost” ads (são banners que desaparecem depois de um tempo se não forem clicados)
5. Video ads e audio ads


Dynamic Logic's AdReaction 5 Study, n=933 U.S. respondents

Fonte: Dynamic Logic

Não surpreende o fato de que os consumidores continuem preferindo os formatos menos intrusivos. Este fato é coerente com o que foi visto em estudos anteriores, realizados em 2003 e 2005, nos quais banners e skycrappers foram os vistos mais positivamente. Conforme os anúncios online aumentam, a indústria aprende mais sobre o que é e o que não é trabalhar uma marca (branding). Devido a este conhecimento sobre eficiência e à receptividade dos consumidores, os formatos de anúncios digitais continua a evoluir, resultando em diversos novos formatos.

Curiosamente, advergames e ghosts ads são novos formatos digitais percebidos positivamente. Isto pode ser em parte por causa do efeito novidade, porque as pessoas estão interessadas e intrigadas com os novos formatos pela primeira vez que são expostas a eles.

Estas perspectivas podem representar uma oportunidade para profissionais de marketing interessados em advergames e em novos formatos de vídeo, afinal eles são percebidos positivamente no momento e também trabalham eficientemente a comunicação da mensagem dos anunciantes. Continuar a aprender como estes formatos funcionam melhor, incluindo melhores tamanhos, localizações e freqüência, será crucial para manter percepções positivas e a eficiência destes formatos.

Pop-unders, pop-ups e anúncios intersitials (pop-in-between) estão no rodapé da lista de preferências do consumidor, sugerindo que sua característica interruptiva e a superexposição a estes formatos continue a criar percepções negativas. O nivelamento de freqüência nos formatos mais intrusivos, pré-teste com as criações para garantir que elas tenham o efeito apropriado e foco em nicho de público podem ajudar a melhorar a percepção destes formatos com o tempo.

FONTE: Dynamic Logic – 10/2008

%d blogueiros gostam disto: